Declaração de Acessibilidade da Plataforma Leve
A declaração de acessibilidade é uma página de informação pública que comunica políticas organizacionais internas, objetivos de acessibilidade e o esforço feito para servir pessoas com deficiências. Uma declaração de acessibilidade sinaliza a conformidade de um produto digital com as leis antidiscriminação e padrões internacionais de acessibilidade. Esta declaração se aplica ao conteúdo na
Plataforma Leve.
Detalhes de Conformidade e Escopo
O Nível de Conformidade é Parcialmente em conformidade com o padrão AA das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.2.
- Data da Declaração: 06/2025.
- Estudo de Acessibilidade: theUXProdigy.
- Páginas em Teste: Todas as funções e conteúdo da Plataforma Leve foram verificados, excluindo as unidades de curso.
O estudo foca no fortalecimento e na melhoria da qualidade da Plataforma Leve com ênfase em questões de acessibilidade digital e experiência geral do usuário. O objetivo principal é garantir a conformidade de uma porção significativa do conteúdo e funcionalidade da Plataforma Leve com padrões internacionais de acessibilidade digital, especificamente WCAG 2.2.
Estágios do Estudo
Os estágios básicos do estudo foram:
- Auditoria de acessibilidade conduzida por especialistas em acessibilidade digital, realizada em 2 rodadas.
- Fase de Remediação: Trata-se da correção dos problemas encontrados nas auditorias de acessibilidade, realizada em 2 rodadas após as auditorias.
- Teste de usabilidade com usuários com deficiências visuais, realizado em 1 rodada com 5 participantes.
- Auditoria de acessibilidade final por especialistas em acessibilidade digital.
Problemas Resolvidos e Gravidade
Foram resolvidos oitenta e três (83) problemas. A gravidade dos problemas foi categorizada da seguinte forma:
- Cinquenta e cinco (55) Críticos: Estes problemas não permitem que os usuários acessem conteúdo ou funções da Plataforma Leve.
- Catorze (14) Sérios: Estes problemas confundem os usuários durante a navegação na Plataforma Leve.
- Oito (8) Moderados: Estes problemas focam na melhoria da experiência do usuário ao navegar na Plataforma Leve.
- Seis (6) Menores: Praticamente, estas são recomendações que focam nas melhores práticas ao navegar na Plataforma Leve.
Exemplos de problemas resolvidos:
- Elementos ativos não operáveis com teclado.
- Elementos ativos sem o nome, função e valor adequados.
- Indicador de foco ausente em alguns elementos ativos.
- Links sem um rótulo acessível descritivo.
- Armadilhas de teclado.
- Ordem de foco inválida.
- Ordem de títulos (headings) inválida.
Avaliação e Validade
Durante os vários esforços de avaliação pelos especialistas em acessibilidade, muitos problemas de acessibilidade foram identificados e analisados. Esforços sistemáticos de remediação ocorreram. A grande maioria dos problemas foi resolvida, e a Plataforma Leve agora está acessível a uma ampla gama de usuários, independentemente da deficiência.
Próximos Passos: Qualquer conteúdo e funcionalidade relacionados a unidades de curso precisam ser auditados, testados e remediados.
Validade: A declaração de acessibilidade se refere à versão da Plataforma Leve que existia na data de conclusão (junho de 2025). É válida a partir de 06/2025 e por um ano ou até a próxima versão da
Plataforma Leve. Se houver mudanças significativas ou redesenhos ( redesigns), um novo estudo de certificação é exigido.
Contato
É importante para nós melhorar a acessibilidade da plataforma. Para isso, por favor, use o seguinte endereço de contato para relatar quaisquer problemas que você possa experimentar ou solicitar acesso a informações ou documentos que não estejam acessíveis.
Detalhes de Contato: contato@leveeducacao.com.br.